sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Segundo Momento

Conteúdos estudados nesta aula: Coerência textual e coesão textual - TP5.

Foi executado três atividades para trabalharmos os conteúdos desta aula.

Primeiro, foi solicitado que os professores cursistas, em duplas, montassem duas imagens.

(O importante é que o manuseio de "partes" para compor um todo coerente vai exercitanto as práticas de leitura, porque estimula a observação da relação parte-todo na procura de "pistas" de significação.)
















Num segundo momento, os professores cursistas tiveram que recompor quatro textos, encaixando com coerência as palavras que estavam no final de todos os textos. Cada texto tinha um nível diferente: uns sem palavras outros sem expressões...





Por último, foi entregue a cada dupla um kit com cinco textos misturados e tendo gêneros diferentes: dois narrativos, dois poéticos e um dissertativo.

(Com as partes misturadas, as duplas tiveram que "reconstruir" os textos com uma sequência lógica.)
Detalhe: Houve mais de uma possibilidade de organizar as informações dos textos, com os poemas. Mas também, houve possibilidades que não seguem lógica alguma.















Esta aula foi de muita concentração, pois as atividades necessitavam leitura e comprrensão do todo para conseguir o resultado final- a organização dos cinco textos com coerência!
Os professores cursistas tiveram mais dificuldades na atividade de organização dos textos "misturados". Cada dupla desenvolveu de uma forma diferente: uma separou, no primeiro momento, por gênero e a outra, foi mais pelos temas. Mas, todas concluíram a atividade proposta.