domingo, 13 de setembro de 2009

Brincando com as letras— Língua Portuguesa!




LÍNGUA

1)
Lia lua Lani Linu
Ai Aí Ani
Nua Nilu Na
Íngua
Guia
Ia
Ui


2)
Lia nua...
Lia aí...
Ani nua na lua.
Ani lia aí.
Ai, Lani!
Na lua, Ani.
Ai, Lia!

3)
Lia ia nua.
Ani lia Luni na lua.
Lani guia Ani aí.
Na lua, Ani ia nua.
Nilu ia na lua.
Nilu ia aí.

4)
Lia lua Nilu

Lia ia nua na lua.
Nilu ia na lua.
— Ai, Lia!
Nilu ia...
Aí, Lani guia Lia.
— Ui, Lia!







PORTUGUESA

1)
Português Posta Postar Pra Pro Pras Pros Por Presa Pegar Pegou
Porta Parto Peso Pesa Puro Paro Parou Pus Pôs Parte Pega
Tu Ta Tas Tua Tuas Teu Tarô Tropa Tropas Trupe Trupes
Sarou Sare Seu Sapo Sua Sou Será
Rô Rosa Rose Rua Ruas Roe Rota
Ouse Ou Outra Outras O
Eu Êta Está E É Estão
Ué Usa Usar Use
Gato Gatos Guto
A


2)
Tua rua rosa.
Teu peso — eu!
Outra parte tua.
A tua rua, tua rota.
Rô, teu tarô.
Ué, Guto.
A sua trupe.
A tropa e o sapo.
O gato pesa.
Êta, Português puro!

3)
Sare tua rua rosa.
Teu pesou sou eu!
Eu sou a outra parte tua.
A tua rua é a tua rota.
Rô pegou o teu tarô.
Ué, Guto! Usa teu Português.
A sua trupe sarou a tropa.
A tropa e o sapo estão na trupe.
O seu gato pesa, o meu usa!
Êta, use o Português puro ou...

4)

Use

Ué, use o teu Português; Ouse!
Sare tua rua rosa por teu eu.
A tua rua é a tua rota.
E eu sou a outra parte tua.
O teu peso sou eu!
Êta, use o teu Português!



Elo.