sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Relatório do Avançando na Prática TP5

Relatório da Aula – Texto Coerente



Realizei na Escola Municipal Professora Vilna Correa Pretti no curso da E.J.A. (Educação Jovens e Adultos) com turmas de 5ª à 8ª séries a atividade proposta pelo curso Gestar II na responsabilidade de apresentar um texto com lacunas para ser preenchido com palavras sugeridas pela atividade.

As turmas a princípio demonstraram muita segurança em preencher o pequeno texto julgando ser fácil pelo seu tamanho, mas ao lerem pude ouvir comentários dos alunos de que as palavras não se encaixavam somando assim certo grau de dificuldade. Houve grande concentração e preocupação em não repetir as palavras até concluir a atividade.

Os resultados foram os mais variados possíveis a grande maioria dos textos apresentaram coerência textual e poucos mostraram incoerência.

Pedi comentários dos alunos sobre a atividade, que afirmaram ser uma atividade diferente e divertida, um pouco complicada, pois requer atenção e leitura e que pode muitas vezes confundir os alunos.















Professora cursista: Zilda dos Santos Lira.



***

Relatório Avançado na Prática TP5

Apliquei o avançando na prática TP5 (página 82), no dia 28 de agosto na sala da 8ª série 02 (turno matutino). A turma é composta por 20 alunos com idade compativel a série. Tivemos como texto ilustrativo a mensagem com o tema “falando sério”. Discutimos sobre coerência (palavra que buscamos significado no dicionário) e como seu uso pode mudar e ou/ transformar o sentido do que queremos falar e ou/ transmitir. Dificuldades foram poucas, mas existiram quanto a sequência de idéias. A turma achou divertida a história em quadrinhos e a condição de poder interferir nesta. A gripe A foi foco das discussões; O assunto mais discutido e aproveitado no texto. O tempo necessário para a conclusão foi de 3 aulas, o que lhes deu tempo suficiente para criar a história e corrigi-la. Mais uma vez, pude perceber que a diversidade é fator primordial na busca do interesse do aluno. Santo Gestar!!!



Professora cursista: Dalva Ságas Medeiros.