sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Pequisa da Aplicação do GestarII Língua Portuguesa

O GESTAR II é o construir e rediscutir juntos, os pontos mais i
-->
O que o Programa Gestão da Aprendizagem Escolar acrescentou ou modificou no processo ensino-aprendizagem em meus alunos
O GESTAR II é o construir e rediscutir juntos, os pontos mais importantes do ensino – aprendizagem de Língua Portuguesa; aqueles que constituem a base mesma para o desenvolvimento da competência comunicativa do aluno.
Uma nova proposta de construir ou elaborar uma nova prática pedagógica.
Discutimos conceitos como variação lingüística, textos, intertextualidade, gramática, arte, literatura, gêneros textuais, mostrando como esses conteúdos podem e devem entrar em nossas salas de aula para os alunos.
Sistematiza nosso trabalho em torno da leitura e da produção de textos. Trabalhar o texto e as variantes da língua como decorrentes da relação entre linguagem e cultura, aborda as análises lingüísticas e literárias, discute questões ligadas à nova conceituação de gêneros dos textos e de tipos de discursos.
Sinto o resultado do Gestar em minha sala de aula, como um trabalho que completa a complexidade do mundo contemporâneo articulando-o com a educação dos alunos.
Resultado de uma escola que com desenvolvimento aplicado do GestarII ficou mais democrática, visando autonomia e a auto-realização dos alunos, pois ao mesmo tempo, ele já esta tendo um horizonte voltado para a justiça social, espaço que ele possa aperfeiçoar seu desenvolvimento pessoal e acadêmico.
No desenrolar do projeto, damos condições aos alunos que se desenvolvam de forma harmoniosa, cooperativos, críticos e criativos.
Alunos e professores constroem juntos com o conhecimento em sala de aula por meio de uma relação interdependente. O professor como mediador, a aprendizagem como processo ativa conhecimento social e historicamente construído pelo aluno.
Nosso trabalho como professor não pode ser mais isolado, é um trabalho conjunto, cooperativo. Consideramos os interesses dos alunos na busca da construção do conhecimento.
Os alunos adquiriram o gosto pela pesquisa dentro e fora da sala de aula.
Os trabalhadores em grupo e os indivíduos já apresentaram um crescimento, já construíram uma postura investigativa diante dos fatos.
Os alunos também estão assumindo papéis na comunidade escolas e também se entrosando com alunos de outras escolas.
Através dos trabalhos apresentados pelos alunos, os pais tem tido presenças mais constantes na escola, pois seu desenvolvimento na escola também dever ser seguido pelos pais, pois tem uma importância fundamental no processo de aprendizagem dos filhos.
Com o Gestar confirmamos o que pensávamos. O professor não é o mais detentor do conhecimento, aquele que sabe tudo, nem os alunos os receptores do conhecimento. Concluímos que o professor aponta caminhos para que seus alunos descubram e construa de forma interativa os saberes.
O professor de história me fornece textos, problemas e trabalhos juntos. Apresentamos os resultados que podem ser vistos nos portifólios.
Cada um se sente responsável pelo sucesso e comprometido com todas as transformações que vem trazendo à escola.
Já sinto mudança no meu comportamento. Reservo muitas horas para o estudo, e tenho comprometimento com o grupo levando parcelas de vivência.
No grupo nossa criatividade e características são estimuladas.
Quando na sala de aula, toda organização de tempo, espaços pedagógicas, são feitos com a participação dos alunos, construímos um vínculo de confiança entre professores / alunos.
Formamos um grupo de auto-ajuda. Trabalho os possíveis conflitos que surgem com os alunos e encaminhamos questões específicas sempre com opinião de grupo para melhorar e tentar sanar problemas de aprendizagem, tentar aprimorar a relação do ponto de vista afetivo e pedagógico, visando o desenvolvimento global dos alunos e a aprendizagem.
Enfim, o Programa Gestar II, tem sido uma proposta de trabalho que vem surtindo resultados fantásticos.
Nossa sala de aula é o lugar em que o Gestar se origina e se efetiva.
Nos cadernos de teoria e prática, nos planos de aula, navegamos com segurança e confiança.
Nas oficinas temos uma seqüência de atividades e instruções a serem desenvolvidas, ora individualmente, ora em grupos.
Enfim o Gestar II é o carro chefe desta proposta abrangente, que aponta para mudança em toda estrutura e comunidade escolar, as quais são essenciais para a viabilização das mudanças.

Professora cursista: Sueli Couto Fernandes.

***
Resultados
Realmente o Gestar II tem transformado minha prática pedagógica. Tenho trabalhado muito mais com textos, fazendo a ligação do conteúdo gramatical, produção textual e interpretação. O Gestar tem acrescentado muito em minha formação profissional, o material didático é rico em informações e sugestões, a troca de experiências e opiniões dos colegas de curso são sempre enriquecedoras e a orientação da formadora é sempre de muita utilidade. Cada aula do Gestar sempre gera grande euforia e entusiasmo nos alunos. As aulas possibilitam uma proposta diferente da rotina normal, sempre com uma atividade inovadora possibilitando maior interatividade. Com a orientação dos Avançando na Prática, pude perceber claramente um maior interesse e participação dos alunos nas atividades em sala de aula, mas o rendimento é um processo que está sendo desenvolvido. O Gestar tem produzido efeitos muito positivos nos alunos, mas acredito que muito mais em mim e em minha prática pedagógica, muito ainda precisa ser conquistado, mas estou disposto a ir em frente sem parar porque o aprendizado nunca termina.

Professor cursista: Cláudio Francisco dos Santos.


***


-->
Resultado da Aplicação do Gestar II no Município de Navegantes –SC
O curso Gestar II tem possibilitado atividades diversas que modifica nossas aulas trazendo informações e exercícios práticos e válidos.
Na formação profissional o curso tem nos dado grandes contribuições no que tange as práticas pedagógicas.
A partir do Programa Gestar II é possível perceber nos alunos uma certa perspectiva em relação as atividades que sempre são variadas onde os mesmos aguardam a próxima aula para contemplar as novidades.
A contribuição dos alunos nas aulas tem sido de forma mais participativa, principalmente quando dizemos que suas atividades serão expostas e apresentadas em outro ambiente eles fazem com mais dedicação e mostram mais responsabilidade pelos trabalhos.
Quando aplicamos as atividades do Avançando na Prática sugerimos a exposição oral, trabalho em equipe, comentários dos alunos e percebemos que alguns já desenvolvem muito bem a habilidade enquanto outros tendem a melhorar no decorrer das aulas. Quanto aos resultados das turmas, varia muito de turma para turma, depende da quantidade de alunos na sala e os resultados são variados e os objetivos muitas vezes alcançados.
Professora cursista: Zilda dos Santos Lira.