sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Encenações

Textos das encenações dos dialetos



Vida de solteiro não é fácil!


(Mulher Catarinense): (andando de um lado a outro no quarto)

-Puxa! Não acredito que já se passaram mais de 5 meses e ainda não arrumei um namorado! O pior é encontrar no mercado aquela amiga chata e ouvir:

(Amiga) -E aí? Tudo bem?

(Mulher Catarinense) -Tudo bem!

(Amiga) - Quanto tempo! E então ta namorando?

(Mulher Catarinense) - Não, no momento estou com os pensamentos focados no trabalho.

(Amiga) - Oh! Já faz um tempo que você diz isso. Tu vai ficar solteirona!

(Mulher Catarinense) - Ai que raiva quando a gente escuta isso!

- Mas hoje irei na danceteria. Cairei na Night.

Na danceteria...

(Homem carioca): Entra na danceteria observa e dança; Logo o celular dele toca.

(Homem carioca)- Alô Pedro! Tudo maneiro?

- Pô cara estou cabrero. As gurias só querem zuar.

Enquanto isso. Entra no salão a mulher e começa a fazer de tudo para chamar a atenção do cara e ele nem aí para ela. Ele sai da danceteria frustrado e reclamando:

(Homem carioca) - Caramba essa mulherada não querem nada sério!

Em seguida sai a mulher reclamando que o cara nem se quer deu bola.

(Mulher Catarinense) - Puxa ele nem notou que eu estava afim.




Dramatização...

Professores cursistas: Eliane Aparecida da Luz Petter e Cláudio Francisco dos Santos.



***



Caracterização : Blusinhas estilo baiano e muitos colares e pulseiras .


O aniversário de Maita

Narrador: Bárbara, nordestina, mãe de duas filhas, veio para Navegantes. Montou um salão de beleza, intitulado coisas da Bahia.

Num sábado pela manhã, ela e suas duas filhas estavam trabalhando. Eis que Mari a filha mais nova pergunta:

Mari : Mainhã, hoje é aniversário de Maita. Nós vai?

Bárbara: Vai sim. Já estou me adiantando para comprar o presente. Preciso deixar vocês já maquiada, pois não tenho tempo, bichinhas.

Narrador: Começou a máquiá-las. Primeiro Mari.

Mari: Mainhã, vou ficar mais bunita que Fernanda, meus lábios são grossos.

Bárbara: Tua boca e queixo lembra seu falecido painho.

Mari: É mesmo. Voinha um dia me disse isso.

Narrador: A seguir começou a maquiar Fernanda.

Fernanda: Mainhã, Mari tá enchendo saco, que a senhora vai deixar ela mais charmosa.

Bárbara: Fernanda, vocês duas são minhas filhas. o amor é igual. É que Mari é ousada igual a mim.

Bárbara: Olhe bem, meninas, tô de olho em vocês. Na festa não quero ver vocês se arretando com menino nenhum, são muito novinhas. Arranco vocês da festa e levo para casa.

Fernanda: Cruzes mainhã, que horror. Painho, voinha e voinho também estarão lá, chenti.

Mari: Esta festa vai ser porreta!!


Professoras cursistas: Maria Inês Pacheco e Sueli Couto Fernandes.






Na apresentação "as meninas" precisaram da participação de uma outra dupla! E que se prontificaram de imediato e apresentaram direitinho seus "papéis"!