sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Relatório do Avançando na Prática - TP5

Relatório do Avançando na Prática- TP5, p. 82

A atividade foi desenvolvida com os 17 alunos da Escola Municipal Professora Maria Teresa Leal em três aulas.

Primeiramente foi feita uma apresentação da aula, explicando aos alunos que se tratava de um laboratório do curso GESTAR II com tema raciocínio lógico e coerência textual.

A atividade foi desenvolvida com dois professores (Eliane e Cláudio), os mesmos, combinaram em fazer um teatro sem que os alunos soubessem, enquanto um começava a aula explicando sobre a necessidade de se desenvolver um raciocínio lógico e de se desenvolver a coerência textual, o outro entraria na sala abruptamente interrompendo a explicação, e sem se importar com o outro professor, começaria a falar de outro assunto totalmente diverso para ver qual seria a reação dos alunos e assim foi feito, apesar da surpresa dos alunos, somente uma reclamou da interrupção, os demais não perceberam ou ignoraram o fato.

Passado este momento foi dito aos alunos que aquela situação tinha sido combinada e era somente para testar se eles perceberiam a incoerência da situação.

Em seguida os alunos foram divididos em duplas e foram-lhes distribuídos envelopes contendo quebra-cabeças com níveis de dificuldades diferentes para que eles pudessem montar. Depois lhes foi explicado sobre a importância do todo sobre as partes.

Em outro momento foi lido para os alunos três textos que apesar de estarem bem escritos, continham várias partes incoerentes para ver se eles perceberiam as incoerências do texto, alguns conseguiram perceber outros não, depois de cada leitura era feita uma releitura bem devagar mostrando aos alunos as partes incoerentes. Após esse momento foi distribuído a dupla um quebra-cabeça de texto para que eles pudessem organizar os parágrafos coerentemente, os alunos tiveram um pouco de dificuldade, demoraram um pouco, mas no final conseguiram desenvolver as atividades.

Foi um momento de muita descontração, boas risadas e muito interesse de todos os alunos.

Professores cursistas: Cláudio Francisco dos Santos.