sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Relatório do Avançando na Prática - TP5

Relatório do Avançando na Prática


A partir de conhecimentos e experiências prévias, vãos os elementos lingüísticos se organizando em continuidade de sentidos. Esses elementos funcionam como pistas para a construção de um mundo textual, no qual a coerência se apóia.
Várias atividades podem proporcionar o desenvolvimento de habilidades que permitam a construção da Coerência Textual. Atividades que ligam partes ao todo ou que contextualizam informações incompletas.
Optei em trabalhar numa segunda sugestão, de nível de dificuldade intermediário. Propus o seguinte: Separei várias histórias em quadrinhos todas recortadas. Coloquei dentro de envelopes. Todas tinham o mesmo tema: “trânsito”. Dividi a sala em grupos. Solicitei que os alunos recompusessem coerentemente.
Os grupos trabalharam com muita atenção, juntos, tentando recompor as histórias.
As histórias eram de um grau de complexidade misto: verbal e não verbal.
A maioria das equipes, ou melhor, todas conseguiram recompor. (7ª série)
Na 6ª série algumas equipes sentiram dificuldades, pois estavam desconcentradas. Como sentiram dificuldades voltaram e conseguiram.
Recompondo as informações com eles das histórias percebi que um fio condutor para a coerência nos leva a criar mundos textuais possíveis em leituras diversificadas.













Professora cursista: Sueli Couto Fernandes.