domingo, 1 de novembro de 2009

Paródia: Branca de Neve

A segunda atividade proposta foi: Paródia: Branca de Neve. AAA1, p. 106.

Branco de Neve e as Seis Gigantes




Era uma vez um pequeno moço chamado Branco de Neve. Ele recebera este nome porque quando chegou no curso encontrou as seis Gigantes que o assustara com sua grandeza.
No seu primeiro dia de aula, Branco de Neve fez amizade com as seis Gigantes: Mestre, Zangada, Soneca, Dunga, Dengosa e Feliz. Todos faziam as atividades do GestarII de Língua Portuguesa alegremente, quando de repente alguém bateu na porta e entrou. Era um velhinho oferencendo um livro ao belo moço. Dunga logo perguntou se o presente era de comer, a Zangada chamou-lhe atenção, a Feliz sorriu, a Dengosa exclamou:
- Que belo!, a Soneca bocejou e o Mestre falou:
- Este é um belo presente pequeno moço, use-o e será um perfeito professor.
Branco de Neve abriu o livro e começou a ler. Logo todos estavam envolvidos pela leitura. As seis Gigantes saíram da sala e foram para escola cantando.
Eu vou, eu vou, pra escola agora eu vou, para lecionar, com o GestarII eu vou, eu vou, eu vou.
Assim Branco de Neve aprendeu com as seis Gigantes e com o curso GestarII novas alternativas para sua prática pedagógica e lecionaram felizes para o momento.

Professores cursistas: Eliane Aparecida da Luz Petter e Cláudio Francisco dos Santos.

***


NEGRINHA DA BEIJA FLOR E OS SETE ALBINOS



Era uma linda garota, a qual fora apelidada por sua mãe de Negrinha da Beija Flor devido a sua etnia e por ser uma excelente sambista também.

Negrinha da Beija Flor era uma adolescente feliz, pois adorava a cor da sua pele, tinha orgulho da sua origem e de saber sambar melhor que a musa Globeleza.

Aos quinze anos, Negrinha da Beija Flor perdeu precocemente sua mãe em um acidente automobilístico, e após dois meses seu pai casou-se com Regina, uma linda mulata sambista da escola de samba Beija flor e passou a tornar a vida da enteada insuportável, pois nutria uma enorme inveja da menina que passou a ser admirada por todos os integrantes da escola, pois como já disse, era uma exímia sambista.

Regina era amiga do cantor Neguinho da Beija Flor e constantemente o importunava com perguntas como: Quem é a mais bonita, eu ou minha enteada? Quem samba melhor, eu ou a Negrinha da Beija Flor? Cansado o amigo respondeu:

- Regina você é linda e samba bem, mas sinto informar-lhe que Negrinha da Beija Flor é a melhor sambista de todas as escolas de samba do Rio de Janeiro.

A madrasta era dissimulada, e logo deu um jeitinho de livrar-se da enteada. Disse ao pai da garota que ele deveria escolher ou ela ou a filha, pois não agüentava mais ser humilhada pela menina que dizia a todos que ela era um fiasco no samba e que precisava ter aulas com o coreógrafo Carlinhos de Jesus e que jamais seria escolhida como rainha da bateria da escola de samba Beija flor.

O pai de Negrinha da Beija flor era apaixonado pela mulata e temendo perdê-la, mandou a filha morar na casa da tia materna que morava numa cidade catarinense colonizada por alemães chamada Blumenau.

A tia ficou feliz com a chegada da sobrinha e no dia seguinte a matriculou num colégio bem perto de sua casa.

No primeiro dia de aula, Negrinha da Beija Flor foi apresentada aos colegas da sala pela professora Yoko Massuda, uma encantadora professora japonesa que lecionava a disciplina de Matemática. Todos a receberam muito bem para a surpresa da garota que constantemente sofria preconceito devido a sua raça.

A garota adorou todos os seus novos colegas, mas o que mais chamou sua atenção foram os sete alunos albinos que estudavam na mesma escola, eles eram tão brancos que mais pareciam a própria branca de neve, porém seus cabelos pareciam bolas de algodão de tão brancos que eram . Os sete garotos eram primos e todos trabalhavam durante o dia nas indústrias têxteis da cidade e à noite estudavam na mesma escola que Negrinha, porém ao contrário da garota não sofriam nehum tipo de preconceito.

Fernando, um dos garotos albino, não demorou muito a apaixonar-se pela garota, e um dia ao presenciá-la sambando durante uma apresentação cultural do colégio, perdeu a timidez e resolveu declarar seu amor.

Negrinha da Beija Flor correspondeu à paixão de Fernando, iniciando assim o namoro.

Há dois meses atrás, os jovens casaram-se e ao que tudo indica serão felizes para sempre, pois são desprovidos de preconceito, da inveja e da intolerância, componentes estes que geram a infelicidade humana.


Professora curista: Maria Inês Pacheco.