sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Encenação

Encenação

Apresentar uma situação do cotidiano que apresenta alguma figura de linguagem.


[Duas comadres em frente suas casas.]


Vizinha 1: Meu filho agora entrou na adolescência e só fala com gírias.

Vizinha 2: Esses garotos de hoje são demais.

Vizinha 1: Ele me conta tudo o que acontece com ele.

Vizinha 2: Utilizando gírias e você entende alguma coisa?

Vizinha 1: Às vezes sim. Olha só o que ele disse. Fiquei assustada

- Cara meu, aquele cara me deixou de cara, coroa.


Professoras Cursistas: Zilda, Eliane, Inês e Sueli.


***



FILHO ADOLESCENTE CONVERSANDO COM A MÃE

Filho: Oi! Mãe.

Mãe: Oi! Meu bombonzinho.

Filho: Pô! Coroa tá zoando né? Já to um cavalão, um garanhão.

Mãe (sem entender): Respeito menino. Se você é cavalo eu sou o quê?

Filho: O coroa né nada disso. Garanhão é tipo assim, bom de papo, bonito, gostoso, maravilhoso, irresistível... Tá ligada!

Mãe: Sei, então está bem, mas o que você queria mesmo, hein?

Filho: O lero é o seguinte, to machucando uma gatinha aí do bairro.

Mãe (assustada): O quê? Você machucou o bichinho?

Filho: Putz! Né isso não, cê não saca nada mesmo né? Vou explicar, to namorando uma menina aí do bairro, entendeu agora.

Mãe: Agora entendi, mas o que você quer?

Filho: Pô! Coroa a mina é tipo assim como um violãozinho, e eu queria levá ela no cinema, você me daria cinqüenta pila, só pra tirar uma onda.

Mãe: Ah! Você quer tirar onda, com a minha prancha?

Filho: Que prancha, quem falou de prancha?

Mãe: É Mané, tá pensando que também não sei falar, você não é garanhão? Vai pastar noutra freguesia.

Filho: Pô a coroa me zuou aí.

Professores cursistas: Dalva Sagás Medeiros e Cláudio Francisco dos Santos