sábado, 18 de julho de 2009

Quarto Momento

Neste momento, os professores apresentaram a aplicação e resultados do Avançando na Prática da página 74, do TP3.





"No período de 04/05 a 08/05 apliquei em minhas salas de aula as atividades propostas pelo grupo de cursistas onde foi proposto no Avançando na Prática da página 74 do livro TP3, a letra musicada escolhida por mim foi "Cidadão" de Zé Ramalho na composição de Lúcio Barbosa.
A letra foi apresentada por escrito e acompanhado no CD onde cantamos juntos. Percebi que foi considerada atraente para a idade deles.
Fizemos uma interpretação do texto, em termos de tema "O sistema Capitalista, autor/leitor e ouvinte". Observamos forma de expressão, aspectos na construção dos sentidos e porque gostaram da canção.
Dividimos as salas em equipes, digo, porque foi desenvolvido em duas oitavas séries de escolas diferentes e realidades diferentes.
Foi provocada entre os grupos uma reflexão sobre a compatibilidade entre oralidade e escrita e o fato de que alguns gêneros podem ser realizados pelas duas modalidades enquanto outros só ocorrem por escrito, ou oralmente.
Identificamos quem era o autor e os ouvintes/leitores que a canção se destinava. Concluímos que apesar realmente de todas as possibilidades de variação, o texto literário se caracteriza pela exploração de imagens que as palavras podem criar e pela finalidade de proporcionar prazer aos leitores ou ouvintes.
Como as realidades entre as escolas em termos de descriminação social são grandes, uma sentiu-se acanhada para falar, a outra porém, teve mais facilidade e abertura para expor.
Após, os grupos apresentaram o resultado dos trabalhos. Cada equipe com uma metodologia diferente. Uns através de gibis, outros paródias, outros de teatro, outros cantando e tocando a própria canção apresentada.
Os alunos se portaram como verdadeiros cidadãos conscientes da realidade pela qual a sociedade está passando quanto a situação do preconceito social.
Foi muito importante trabalhar o texto explorando nas suas significações e na sua sonoridade." Sueli Couto Fernandes