sábado, 18 de julho de 2009

Nono Momento

Após, a apresentação do Avançando na Prática os professores cursistas apresentaram também uma tarefa solicitada na aula anterior. Escrever um texto auto-avaliativo: Eu e o Gestar II até o momento.

Você e o gestar II

O Gestar II é um curso de aperfeiçoamento (construção do conhecimento) e de uma nova prática de ensino que são fundamentais para elaboração do fazer pedagógico.
O curso apresenta um processo evolutivo onde ao desenvolver as atividades obtemos conhecimento total dos conteúdos com práticas que apresentam uma orientação bem planejada e material bem elaborado e de grande valor.
No processo de ensino o Avançando na Prática é surpreendente, pois seguindo as orientações tem resultados extraordinários e trabalhos proveitosos dos alunos.
Temos uma formadora que possui habilidades excedentes que nos enriquecem. Sendo muito metódica não deixa passar um minuto do tempo que não seja aproveitado dentro do tema proposto. Nada que nos impeça de trocarmos experiências. Ela não faz o papel de formadora apenas e sim, de encorajadora para que prossigamos até o término do curso.

Gente
Eloiza
Sabe
Transformar
Aulas do
GESTAR II em verdadeira terapia.
Zilda dos Santos Lira

***

Eu e o Gestar II até o momento

No Gestar II, programa de formação semipresencial orientada, participo como professora de Português, objetivando melhoria do processo ensino aprendizagem.
Sei que durante o curso consegui elevar minha competência e de meus alunos e, conseqüentemente, melhorar a capacidade de compreensão e intervenção sobre a realidade sócio-cultural.
O curso está me proporcionando espaços sistemáticos de reflexão conjunta e de investigação, no contexto escolar, acerca das questões enfrentadas pelo coletivo da escola e compartilhamento experiências e resolução de problemas, como forma de conhecimentos, saberes e competências.
Nos provoca discussões e reflexão sobre os problemas do ensino, articulação com a proposta pedagógica e curricular.
Esta nossa formação, apoiada por cadernos teórico-práticos para estudo autônomo e independente, incluindo nossos encontros semanais para atividades como: troca de experiências, reflexões individuais e em grupos, esclarecimentos de dúvidas e questionamentos, planejamento e elaboração de situações didáticas e análise crítica da prática em sala de aula e de atividades dos alunos.
Nossos trabalhos são coordenados e, muito bem, pela formadora Eloiza, que nos dá todo suporte necessário.
Nos encontros foram proveitosos. Os textos me levaram a construir conhecimentos, são textos que ensinam.
Nossas oficinas são dinâmicas e me motiva a relacionar os aspectos teóricos discutidos na nossa prática cotidiana, na sala de aula e compartilhar com os colegas do grupo. A formadora nos orienta e motiva para nossas leituras dos cadernos de TP, e a cada encontro para o estudo individual, sugerindo a leitura e reflexão sobre pontos que precisam ser aprofundados. A formadora nos dá suporte sócio-emocional para que eu supere momentos de insegurança.
Meus alunos no avançado na prática gostam da metodologia aplicada e os resultados tem sido significantes.
Em suma, concluí que todos os falantes de uma língua aprendem, juntamente com a aquisição das regras gramaticais da língua, e se expressam por meio de diferentes gêneros textuais, antes mesmo de aprendê-los na escola. À escola cabe aproveitar esses conhecimentos intuitivos, sistematizar e tornar consciente do uso dos diferentes gêneros textuais com os quais convivemos.
Aprendi que a minha sala de aula é o espaço privilegiado para a tomada de consciência daquilo que entendemos como trabalho e, também reconhecer como os diferentes usos que fazemos da língua materna, realizam gêneros.
Sueli Couto Fernandes

***

OPINIÃO SOBRE O GESTAR II

Iniciei o curso com muita expectativa, pois, estava sentindo necessidade de um aperfeiçoamento de uma reciclagem. Quanto a mim não tenho dificuldades de estar em sala de aula, na verdade, gosto deste ambiente, seja lecionando ou aprendendo.
Tenho aprendido muito com as aulas, tenho revisto alguns conceitos e métodos, tenho recebido ferramentas que estão me ajudando muito no trabalho, a formadora do curso é muito capacitada, dedicada e tem se empenhado ao máximo para que a turma tenha o melhor aproveitamento do material, que, por sinal, é excelente. A turma não é numerosa, mas é especial, temos nos tornado amigos, temos trocado experiências e opiniões e a cada semana sentimos que nossa amizade tem crescido, a cada encontro subimos um degrau, nossos encontros têm sido de alta qualidade, temos tido momentos de muita descontração e enriquecimento, tenho dito é nossa terapia.
Quanto ao conteúdo, conforme já disse, é excelente, tem me acrescentado muito, as atividades são fáceis e práticas, as tarefas dos Avançando na Prática são sempre recebidas com muito interesse dos alunos onde estão sendo aplicadas. Acredito que o sucesso do curso até o momento tem sido a soma de vários fatores: O material excelente, a turma seleta, o interesse dos cursistas e a capacidade da formadora.
Cláudio Francisco dos Santos.

***
Auto-avaliação

Meu primeiro encontro com o gestar foi em uma reunião entre especialistas professores e direção da escola. Foi ai que surgiu a oportunidade. Mera coincidência? Acho que não!

Língua portuguesa sempre foi foco do meu interesse na escola tive aí a oportunidade de reencontrar e relembrar velhos companheiros de jornada.

Falar de Gestar é sempre entusiasmante. Tenho encontrado nesse percurso algumas dificuldades de tempo e de organização.

Está sendo difícil conciliar trabalho e Gestar, reconheço!

Gostaria de dedicar mais tempo nesse reencontro com o “conhecer” que tem sido tão enriquecedor.

Os conteúdos apresentam-se sempre como uma aula diferente e interessante a nós e aos alunos que são atendidos.

Sinto o Gestar como proposta de renovação, nas aulas e nas nossas vidas. Para mim está sendo um desafio em que tenho tentado me aprimorar a cada encontro;

Futuramente com certeza uma conquista merecida. Por enquanto uma promissora e revigorante caminhada.
Dalva Sagás Medeiros


***

Eu e o Gestar II

Em 2008, quando tive ciência deste curso de formação pela primeira vez, através dos materiais enviados pelo MEC às escolas, fiquei muito entusiasmada e pensei: Que bom! Finalmente um curso de capacitação específico dentro da minha área de formação.
Em abril deste ano, quando nós professores de Língua Portuguesa fomos convocados para uma reunião, na qual seriam repassadas as informações do curso e a apresentação de nossa formadora, fiquei muito empolgada, pois em poucos dias começaria um curso de capacitação, juntamente com colegas de trabalho e profissionais da mesma área de atuação.
No dia vinte e sete de abril iniciamos o Gestar II com a entrea do material e o cronograma do curso. Fiquei feliz com o grupo que havíamos formado, pois compartilharíamos juntos experiências e aprenderíamos novas metodologias e estratégias para aplicarmos em nossa docência.
Dois meses depois do início deste curso e fazendo uma reflexão e avaliação do aprendizado até aqui adquirido, sinto-me cada vez mais confiante, capacitada e feliz com a troca de experiência com o grupo e com a professorea formadora, que tem demonstrado grande empenho, competência e tranquilidade para transmitir seu conhecimento e mediar o aprendizado do grupo, disponibilizando vários materias para seus integrantes.
Enfim, é muito gratificante fazer parte do Gestar II, sei que até o término desta capacitação muito conhecimento e estragégias diversificadas irei adquirir para aperfeiçoar cada vez mais minha prática em sala de aula.

Maria Inês Pacheco.


***


Finalizada esta etapa de Apresentação, continuamos o estudo do TP4.