sábado, 18 de julho de 2009

Sétimo Momento

Os professores cursistas apresentaram os textos que foram solicitados na aula anterior:

A publicidade por intermédio da televisão

Sabe-se que a televisão é um dos principais meio de comunicação e com isso as empresas apostam na criatividade das propagandas.
O telespectador tem a oportunidade de optar, criticar e quem sabe consumir o produto dependendo do poder de persuasão do comercial.
A maioria dos publicitários usa recursos atrativos para alcançar seu objetivo. Grandes empresas como a “Apple” evitam que consumidores parem de comprar os produtos no mercado pelo seu poder de persuasão e marketing.
Com isso as empresas apostam em publicidade utilizando a TV como importante aliada na venda de seus produtos.



A TV

Este veículo de comunicação é muito utilizado para entretenimento e fonte de informações. Foi inventada há vários anos e é um dos eletrodomésticos mais consumidos no mercado.
Pode ser encontrado de vários tamanhos (polegadas), marcas e modelos (Plasma, LCD e convencional).



Um sonho de aquisição

Certo dia Fabio caminhava pelo calçadão da Hercílio Luz em Itajaí, pesquisando o preço de TV. Passou em várias lojas, mas o que chamou mais a sua atenção foi um grupo de rapazes que estavam em frente à vitrine vibrando feito loucos. Aquele entusiasmo parecia contagiante, pois as pessoas que passavam pela frente da loja também paravam.
Decidiu parar e ver o que chamava a atenção daquelas pessoas. Ao aproximar-se viu na vitrine uma bela TV de LCD “52” polegadas com imagem de alta definição Full HD e com receptor digital. Ficou maravilhado também com o aparelho, afinal parecia tela de cinema.
Ligou para sua esposa e pediu a ela que desse a TV no dia do seu aniversário. Permaneceu ali por mais alguns minutos para contemplar a bela imagem daquele aparelho e depois voltou para casa, sonhando com o seu presente de aniversário.



TV Nova Geração

Daqui a alguns anos todas as televisões serão de LCD com preços acessíveis ao consumidor.

Eliane Aparecida da Luz Petter.

**

Sou o futuro de muitos


Posso ser frequentada todos os dias. Muitos não podem vir até mim por terem que trabalhar. Sou visitada por muitas crianças, os adultos me comandam. Posso ser particular ou pública. Existem profissionais capacitados. Possuo quadros mais não sou galeria. Estou presente em todo o mundo. Sou fundamental para o futuro de alguém. Aqueles que me conhecem, pela primeira vez, choram muito. Poucos são os que correm por mim alegremente. Algumas pessoas me deixam na metade do ano, outros vão embora ao final do ano e não voltam mais. Pessoas entram forçadas, mas no final saem formadas.


Acompanhando a modernidade


Nos próximos anos será tudo informatizado, quadros substituídos por tela digital. Assentos especiais. Material didático multimídia. Com professores capacitados.


Zilda Santos de Lira.

**

A TELEVISÃO


Nasci a mais ou menos 50 anos, meu pai sonhou comigo, trabalhou tanto, horas a fio, noites sem dormir, dias incansáveis, exaustivos, muitas tentativas, muita frustração, mas sempre com esperança de que um dia iria conseguir. Dito e feito, nasci, cheguei a este mundo, meu pai nem imaginava, eu não imaginava, ninguém imaginava que eu iria crescer tanto, fui e sou objeto do desejo de quase todos: homens, mulheres, crianças, jovens, velhos, todos me querem. Quando estou acordada, você passa horas só me admirando, consigo fazer você sonhar, consigo até fazer você perder a hora dos compromissos, muitas vezes você nem me olha, mas me quer acordada só para ouvir minha voz, é eu sou assim mesmo, tenho esse poder, que fazer? Fui criada para isso, e eu gosto muito, claro. Estou em quase todos os lugares e onde ainda não cheguei estão esperando por mim. Todos me querem, ter-me na sala, no quarto, na cozinha, às vezes até no banheiro, no restaurante, no campo de futebol, no automóvel, no celular, dentro do bolso e da bolsa, quem diria, tanto assédio, está me deixando snob. Já fui negra, valvulada, transistorizada, gordinha, quadrada, até que mudei de cor, ou melhor, me colori, agora posso ser da cor e do tamanho que você quiser, posso ser grande do tamanho de uma parede ou posso caber na palma da tua mão, você pode me carregar nos braços ou precisar de muita ajuda. Hoje, na minha melhor forma, me querem esbelta, magrinha, levinha, de plasma ou digital. Sou amada isso não dá para negar, mas já fui muito odiada, já me chamaram de a caixinha do diabo, o olho que tudo vê, a janela do mundo, objeto de entretenimento ou manipulação de massa, afinal posso ser usada do herói ao bandido, do santo ao profano, do rico ao pobre... Por todos, na verdade sou senhora e serviçal, sirvo para o que você quiser, eu sou uma extensão do que você é, por isso cuidado, sou isso tudo e não sou nada, sou somente uma extensão de você.

A televisão

José trabalhou um mês inteiro, no final do dia, dia de pagamento, desceu correndo as escadas da construção dez andares, nem percebeu a marmita caída atrás do saco de cimento, até esqueceu-se do elevador de carga, jogou somente água no rosto e nos braços, nem percebeu que quando a água secou, estava todo russo de cimento, os cabelos cheio de tinta, correu para estação do trem, naquele dia o trem estava atrasado, ficou agoniado, irritado, desesperado, tinha que chegar antes da loja fechar, enfim apareceu, o tão esperado minhocão, aquele que carrega gente dentro da barriga, tanta gente que dá até indigestão. José tão ansioso que estava não quis esperar o bicho abrir a boca, correu, se pendurou na janela, quando ia entrar, não percebeu o poste, frio, imóvel, escuro, firme que lhe deu uma cacetada, e ele foi parar debaixo do trem. Mais um pingente que virou estatística, deu no noticiário das 8 horas naquela TV que ele ia comprar como não chegou, outro peão a levou para casa.

A televisão

Hoje em dia é difícil, pelo menos nas grandes cidades, encontrar alguma casa que não tenha um aparelho de TV. A TV é objeto do desejo de quase todas as pessoas. Existem os aficcionados pelo aparelho, existem aqueles que só a utilizam de vez em quando, mas é quase uma unanimidade a preferência. A TV ultrapassou a categoria de objeto de lazer, hoje, também é objeto de trabalho, nas mais diferentes modalidades. Este aparelho com uma definição tão complexa, um dia vai existir em numero igual ou maior do que o número de habitantes do planeta.



Televisão – Sistema de comunicação que transmite imagens e sons por meios eletromagnéticos. Emissora que transmite programas por meio desse sistema. Aparelho receptor de imagens e sons televisionados. TV aberta, sistema de transmissão gratuita de programa de televisão, sustentado pelos anunciantes. Conjunto de estações que funcionam neste sistema. TV a cabo, sistema de televisão por assinatura que transmite o sinal através do cabo óptico. TV por assinatura, sistema de transmissão em que o público paga uma assinatura para ter acesso à programação de um conjunto de estações (Mini Dicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa – Caldas Aulete – Editora Nova Fronteira).

Televisão aparelho eletrônico, objeto do desejo de quase todas as pessoas, aparelho popular porque quase todos podem possuir, aparelho democrático porque agrada a todos os gostos e todas as classes sociais.


A televisão

Televisão até o ano 2020 vai existir pelo menos uma televisão para cada habitante do planeta.

Cláudio Francisco dos Santos

***

Anoiteceu

Nuvens ligeiras atravessam o céu azul, e nas ruas, pessoas distraídas atrapalham o trânsito lento. O relógio da praça corrigi o horário da volta. E numeram-se destinos na correria da chegada. Pássaros ligeiros atravessam o espaço e posam nas poucas árvores que ainda fazem verde o parque. São 19horas. Anoiteceu!


Meio Ambiente

A cada novas pesquisas ficam evidentes o crescimento das áreas brasileiras devastadas pelas queimadas. Tentativas de contê-las têm sido em vão. É alarmante as previsões futuras sobre as consequências deste desatino humano.


Ambiente Perfeito

Habitamos num imenso planeta: a Terra, morada de todos os seres vivos do passado, presente e futuro. Terra abençoada por Deus, de temperatura agradável e propícia a perpetuação de todas as espécies aqui presentes: árvores, pássaros, borboletas, mariposas, esquilos, raposas, tatus, lebres, macacos e toda espécie de primatas. Nos rios e mares, peixes, golfinhos, tartarugas, baleias, algas, recifes ecorais, enfim, espécies diversas, animais e vegetais e a nossa própria espécie.(...)

Maria Inês Pacheco e Dalva Sagás Medeiros.

**


Após a apresentação dos textos, estudamos o TP4, unidade 13.

Foi solicitado, como atividade, que os professores cursistas, em dupla, elaborassem um Resumo Esquemático das unidades 13 e 14 do TP4.