sábado, 18 de julho de 2009

Sexto Momento

Neste momento, os professores apresentaram a aplicação e resultados do Avançando na Prática da página 109, do TP3.







"Sabemos que definimos os tipos textuais pela forma em que as informações são organizadas. As estruturas linguísticas trabalhadas servem de pistas para a construção da significação textual. Desta forma passei as informações à classe, falando das sequências descritivas.
Os alunos ficaram atentos às informações. Após dividi a sala em dois grupos, e segui todos os itens expostos no Avançando na Prática, p.109, TP3.
Fim com que o maior número possível passasse pela atividade de descrever. Todos estavam em espírito de competição. Findo o jogo, propus que cada aluno escrevesse um texto descritivo de um objeto de grande valor pessoal.
O desafio será dar o maior número de informações, porém, só indentificá-lo na última linha.
Fizemos uma rodada de leitura em voz alta; todo queriam ler. Estimulei a participação de todos, com comentários e opiniões sobre clareza, objetividade , etc. O trabalho foi produtivo. Enfim, os alunos perceberam que o tipo descritivo enumera aspectos físicos ou pscicológicos, em simultaneidade."
Sueli Couto Fernandes

***