"Sabemos que definimos os tipos textuais pela forma em que as informações são organizadas. As estruturas linguísticas trabalhadas servem de pistas para a construção da significação textual. Desta forma passei as informações à classe, falando das sequências descritivas.
Os alunos ficaram atentos às informações. Após dividi a sala em dois grupos, e segui todos os itens expostos no Avançando na Prática, p.109, TP3.
Fim com que o maior número possível passasse pela atividade de descrever. Todos estavam em espírito de competição. Findo o jogo, propus que cada aluno escrevesse um texto descritivo de um objeto de grande valor pessoal.
O desafio será dar o maior número de informações, porém, só indentificá-lo na última linha.
Fizemos uma rodada de leitura em voz alta; todo queriam ler. Estimulei a participação de todos, com comentários e opiniões sobre clareza, objetividade , etc. O trabalho foi produtivo. Enfim, os alunos perceberam que o tipo descritivo enumera aspectos físicos ou pscicológicos, em simultaneidade."
Sueli Couto Fernandes
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