domingo, 7 de junho de 2009

Análises do TP3

Os professores cursistas analisando o TP3.

Análise TP3

Estudando algumas unidades do TP3, percebe-se que ficam bem claros os objetivos de cada atividade que apresentam textos diversificados à conformidade do Ensino Fundamental – séries finais - relacionados aos pressupostos do PCN — direcionados ao tema transversal TRABALHO.
As unidades apresentadas possibilitam ao professor identificar a competência comunicativa do aluno através de textos diversificados, contribuindo assim com formas estratégicas diferenciadas a serem trabalhadas em sala de aula.
Concluindo, todo o material apresentado, é base de orientação ao professor, atuando indiretamente como mediador de conhecimento, aprendizagem e avaliação entre professor e aluno.

Professora cursista: Maira Palumbo Pacheco


O uso do TP3 na prática pedagógica

Ao fazer a leitura do TP3 foi possível observar que, este, traz como tema o trabalho, item importante pois sabemos que estamos preparando os nossos alunos não só para atuar no meio em que vivem e sim para o mercado de trabalho.
Os textos são interessantes e tratam-se do mesmo tema “o trabalho”, isto faz com que os alunos reflitam sobre este conceito, tendo a oportunidade de expressar suas idéias e formar novas opiniões.
Quanto à questão de interpretação dos textos do TP3, pode-se dizer que acontece de maneira clara, as gravuras também aguçam o interesse pela leitura e debate pois, é possível fazer reflexões sobre o tema, observar os diversos gêneros textuais e fazer a análise de diversas sequências tipológicas que compõem os gêneros textuais.
Por fim, o uso deste material didático é relevante para o bom desempenho do processo ensino-aprendizagem. Cabe ao educador saber utilizá-lo de forma correta, respeitando os conhecimentos empíricos do aluno para que ele possa construir conceitos, analisar informações e adquirir novos conhecimentos.

Professora cursista: Eliane Aparecida da Luz Petter

Análise do TP3

Lendo o TP3 percebemos que ele discute questões ligadas aos PCN e a conceituação de gêneros dos textos e de tipos de discursos, com enfase na didática sendo eficaz para auxiliar e reavaliar quando necessário os conhecimentos dos professores em seus trabalhos com seus alunos.
As unidades do TP3 são bem esclarecedoras e aponta em seus cadernos duas direções – O texto como atuação social e o texto como organização de informações. As duas dimensões textuais estão intimamente inter-relacionadas a sociocultura.
O tema transversal que sera bem abordado nesse TP3 é o Trabalho e sera bem usado em todas as unidades sera feito uma breve reflexão sobre diversas ideias de trabalho que coexistem na nossa cultura. O domínio da Língua tem estrita relação com a possibilidade de plena participação social, pois é meio dela que o homem se comunica, tem acesso à informação, expressa e defende pontos de vista, partilha ou constrói visões de mundo, produz conhecimento. Assim cabe a nós sabermos usar esse leque de conhecimentos que estão sendo oferecido a nós professores de Língua Portuguesa.
A visão que tenho sobre esse curso do Gestar é que podemos sim ser reciclados de uma forma positiva , aprender é algo interessante que podemos tirar bons frutos de tudo isso. Penso que este TP3 é ótimo sua linguagem é esclarecedora de forma culta e com exercícios simples de se resolver. Um professor de Língua portuguesa ele tem que ter a percepção e sensibilidade de absorver todas as coisas que lhe são oferecida e criar uma cadeia de sentido para realização de um trabalho satisfatório com o Município, Escola e principalmente com os alunos, os mais interessados.
Finalizando esta breve analise do TP3 eu vejo que o professores de maneira geral podem possibilitar ao aluno uma maior autonomia na realização de atividades que envolvam conteúdos do Gestar II introduzindo o trabalho com novos conceitos a serem aprendidos no curso.

Professora cursista: Merilim Alves dos Santos

TP3

Com a leitura do TP3 percebe-se que visa discutir questões ligadas aos PCNs e a conceituação de gêneros dos textos e de tipos de discursos, visando ser eficaz no auxilio aos professores nos desenvolvimentos de suas aulas.
As unidades apresentadas visam duas direções – O texto como atuação social e o texto como organização de informações O tema transversal abordado é o Trabalho e encontrasse utilizados de diversas formas. Nas unidades percebe-se uma breve reflexão sobre diversas idéias de trabalho que se encontram presentes no contexto social vividos pelos alunos.
O material apresentado pelo projeto Gestar II/2009, possibilita ao professor a orientação do aluno em busca de maior autonomia na realização de atividades que envolvam o senso critico, introduzindo ao trabalho realizado pelo professor, novos conceitos a serem desenvolvidos no projeto.

Professora cursista: Tatyana Guimarães Bissac