domingo, 6 de dezembro de 2009

Avaliação Final

AVALIAÇÃO FINAL DO CURSO GESTAR II



Avaliando todo o percurso realizado durante o Gestar II, posso afirmar sem dúvida que o que mais me marcou foi o entrosamento e a troca de experiência de forma prazerosa e harmoniosa com todo o grupo e as atividades dinâmicas propostas por nossa formadora. Embora tivesse sempre muitas atividades a serem desenvolvidas, era com muito prazer que todas as segundas-feiras, lá estava eu novamente, para participar de mais uma etapa do Gestar II, e fazer as apresentações de nossos trabalhos.

Todas as atividades desenvolvidas foram marcantes, pois eram sempre inovadoras, porém a mais marcante, com certeza foi a atividade realizada a partir da palavra EXCLUSIVAMENTE , onde teríamos que criar outras palavras utilizando apenas as letras desta palavra e criarmos uma texto poético com as palavras formadas.

A troca de experiências e de atividades significativas trocadas entre o grupo e a professora formadora deixará saudades, embora tenhamos combinado de continuarmos trocando materiais interessantes através do e-mail criado para o Gestar II.

Os pontos positivos são inúmeros. Primeiramente posso dizer que o Gestar II abriu novos caminhos para uma prática mais dinâmica e significativa do ensino da Língua Portuguesa, através dos materiais e o ensino de novas propostas metodológicas que contribuem para a qualidade do atendimento aos meus alunos, reforçando a competência e a autonomia na minha prática pedagógica.

As práticas aprendidas melhoraram a qualidade do atendimento aos alunos e consequentemente a qualidade da sua aprendizagem, as aulas tornaram-se mais dinâmicas e a aprendizagem mais significativas, pois o aluno ao elaborar seus textos consegue perceber relações entre os novos conteúdos e os conhecimentos previamente construídos por ele.

Pontos Negativos? Não creio que eles foram relevantes para o desenvolvimento do Gestar II, pois a formadora conseguiu sanar as dificuldades encontradas pela falta de alguns recursos audiovisuais, desta forma só posso é parabenizá-la pelo excelente trabalho desenvolvido durante todo o Gestar II.

Posso dizer que através deste curso de formação adquiri uma nova visão sobre o ensino da Língua Portuguesa, passei a reavaliar e redirecionar meus conhecimentos e minha prática, para melhor atingir meus objetivos junto aos meus alunos e consigo identificar mais claramente habilidades ainda não adquiridas pelos alunos e buscar novas metodologias para sanar suas dificuldades.

O curso atingiu minhas expectativas, uma vez que adquiri segurança e confiança no desenvolvimento de atividades inovadoras que visem uma proposta mais dinâmica e prazerosa no ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa e aprimorou a relação professor aluno sob o ponto de vista afetivo e pedagógico, uma vez que todas as atividades são desenvolvidas com o apoio e a participação de todos de forma cooperativa, criando vínculos de confiança com o professor e demais colegas. Os alunos conseguem perceber mais claramente que a professora não está apenas repassando conteúdos, mas juntamente com eles construindo novos conhecimentos, o que faz com que eles tenham mais interesse no desenvolvimento de suas atividades.

Enfim, realmente fico muito grata a todos que participaram de forma direta ou indireta para que esse curso fosse realizado e aprimorando minha área de atuação.


Professora cursista: Maria Inês Pacheco.