sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Relatório Avançando na Prática TP1

RELATÓRIO AVANÇANDO NA PRÁTICA TP 1 - PAGINA 17 Relatório Avançando na Prática TP1- p. 17
Nessa crônica de Drumonnd, propus aos alunos da 7ª série, que fizéssemos uma leitura dramática depois de estudado o texto.
Dividi a sala em quatro grupos, pedi que ensaiassem a leitura dramatizada. Distribuíram os papéis entre eles, incluindo o narrador, e pensando no tipo de voz e no sexo dos personagens.
Foi estipulado um tempo para leitura e releitura, sempre em voz alta. Discutiram sobre tom e os ritmos mais adequados.
Após perceber que já estavam em condições de fazer a leitura, fiz o sorteio do grupo que ia apresentar-se. Os outros grupos ficaram como avaliadores.
Enquanto ensaiavam e opinavam, observei que trabalhavam com a importância e as características do discurso direto.
Onde terão melhores condições de avaliar outros casos desses recursos e de produzir textos adequadamente.
Os alunos avaliadores apresentaram as críticas e sugeriram uma leitura mais adequada e passaram a ser julgados nesse momento.
Divertiram-se com o conflito cultural entre as gerações: os valores do homem de 85 anos, forçadamente são diferentes dos valores de seus filhos, noras, genros, netos e bisnetos.
Perceberam que os valores tanto pessoais quanto dos grupos que são constituídos historicamente: expressam a cultura das pessoas ou grupos e dependem basicamente das experiências de vida do indivíduo e de seu grupo, ocorridos em determinadas época e lugar.
Conseguiram conceituar cultura com o conjunto de ações, pensamentos e valores de uma pessoa, ou de uma comunidade.
Viram que sociedade, cultura e língua são construções históricas dos sujeitos. Influindo umas sobre as outras, essas três “instâncias” estão em constante processo de transformação.
Poucos foram os alunos que ainda inibidos não conseguiram expor seus pensamentos.
A língua é ao mesmo tempo a melhor expressão da cultura e um forte elemento de sua transformação.
Os alunos trabalhando...
Professora cursista: Sueli Couto Fernandes.