Relatório do Avançando na Prática TP1 p. 65
Trabalhei com os alunos da 7ª série, esse texto com duas páginas geniais de Ziraldo. Em O Menino Maluquinho, escolhi novamente a 7ª série, para que eles pudessem observar a diferença entre os dois textos. Um dado a eles na aula anterior “ Por que os pais estão se separando?. Para explorar o texto sugeri as questões sugeridas no TP1.
Toda a sala participou do questionamento sobre as opiniões do narrador e ao mesmo tempo dando suas opiniões.
Foram percebendo que a teoria dos lados do Menino Maluquinho, e com a mesma idéia se apresenta no outro texto sobre o divórcio. Que as principais diferenças entre os textos eram: um, conta uma história e o outro expõe idéias. Um é ficção (invenção), o outro está ligado a realidade.
Outro fato que perceberam que este texto não foi escrito para adultos.
Mostrei a eles que a organização deles é fundamental, porque pretende ir encaminhando o raciocínio do leitor, através da seqüência de dados. Quanto ao assunto, mesmo entre crianças que vivem o problema da separação, é possível estabelecer uma discussão saudável sobre a questão do divórcio, e devido a reação deles e a necessidade, deixei-os que dessem depoimentos pessoais, pois o assunto foi polêmico e possível para se fazer um debate.
Notei que alunos que durante a apresentação do texto anterior não se manifestaram, nesse quiseram e contribuíram muito no debate.
Deram opiniões com seus porquês, contra e a favor do divórcio, expuseram suas vivências.
Foi sensacional. Houve participação da sala em geral.
Agora já estão preparados para uma produção textual com o tema “Divórcio”.
Toda a sala participou do questionamento sobre as opiniões do narrador e ao mesmo tempo dando suas opiniões.
Foram percebendo que a teoria dos lados do Menino Maluquinho, e com a mesma idéia se apresenta no outro texto sobre o divórcio. Que as principais diferenças entre os textos eram: um, conta uma história e o outro expõe idéias. Um é ficção (invenção), o outro está ligado a realidade.
Outro fato que perceberam que este texto não foi escrito para adultos.
Mostrei a eles que a organização deles é fundamental, porque pretende ir encaminhando o raciocínio do leitor, através da seqüência de dados. Quanto ao assunto, mesmo entre crianças que vivem o problema da separação, é possível estabelecer uma discussão saudável sobre a questão do divórcio, e devido a reação deles e a necessidade, deixei-os que dessem depoimentos pessoais, pois o assunto foi polêmico e possível para se fazer um debate.
Notei que alunos que durante a apresentação do texto anterior não se manifestaram, nesse quiseram e contribuíram muito no debate.
Deram opiniões com seus porquês, contra e a favor do divórcio, expuseram suas vivências.
Foi sensacional. Houve participação da sala em geral.
Agora já estão preparados para uma produção textual com o tema “Divórcio”.
Professora cursita : Maria Inês Pacheco.