terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Parte de mim...

Parte de mim...



Então, com muita satisfação e tristeza...
finalizo hoje os trabalhos do
GestarII de Língua Portuguesa
de Navegantes 2009 no blog!

Primeiro, agradecer!
Agradeço ao Todo que me deu
a oportunidade de participar desta formação da UnB
em Treze Tílias e Balneário Camboriú.

Agradeço a todos que direta ou indiretamente
participaram, colaboraram, ajudaram
o nosso grupo.

Acredito que nada é por acaso,
que tudo tem sua razão!

Hoje, não percebo ainda claramente
a minha grande "missão" -
que foi repassar um Programa tão grandioso
como o GestarII no meu município!
Mas, que o tempo me dará as respostas...

Os resultados do meu trabalho
e dos "meus" professores cursistas
virão espontaneamente,
assim como o vento sul ao tocar
a nossa pele numa tarde de verão.

Muito obrigada, Cláudio.
Muito obrigada, Dalva.
Muito obrigada, Eliane.
Muito obrigada, Inês.
Muito obrigada, Sueli.
Muito obrigada, Zilda.

Vocês fazem parte da minha história agora!
Cada um me trouxe muitas coisas valiosas
que, hoje, estão em mim...
e ninguém mais tirará daqui!

Sem vocês eu não teria
o resultado que obtive!
Vocês foram elos,
numa corrente de trabalho árduo,
dedicação
e amor ao que fazem!
Elo.

Encerramento!


Grupo!

No dia 30 de novembro tivemos o nosso último momento!
E para selarmos a finalização deste segundo semestre
e ano, almoçamos juntos!

Hum... estava um "ar de despedida";
de nostalgia ao folhearmos o portifólio,
pois percebemos o quanto estudamos, trabalhamos!
Quantas noites sem dormir,
pensando que não daríamos "conta" dos relatórios; atividades...
Quantas dificuldades o nosso grupo passou!
Mas, que hoje são pontos luminosos na nossa história!
Sim, somos vencedores!
Fizemos mudança!
E colheremos mais tarde o nosso fruto...

Projeto: Hora da leitura



Síntese do Projeto

Temática: Veja o mundo com outro olhar

Problematização: Ocorre com frequência a falta de interesse pela leitura entre muitos.

Alguns Objetivos : Estimular o hábito da leitura;
Ampliar o conhecimento com o aumento significativo do vocabulário;
Adquirir mais conhecimentos através das diversas leituras.

Conclusão: Este projeto teve sua culminância no dia 23 de novembro com a apresentação do Sarau poético: Falando Drummond. Com participação de alunos, professores da EJA e do Ensino Regular.

Equipe de trabalho: Alunos de todas as séries do Ensino Fundamental e EJA;
Professora de Língua Portuguesa: Zilda dos Santos Lira;
Orientadora: Luciana Batista;












"Ler é... investir no futuro.
É criar pessoas pensantes, capazes de ter uma opinião própria."
"Invista, com certeza, valerá a pena".


(Obs.: O projeto não foi postado na íntegra!)

domingo, 6 de dezembro de 2009

Avaliação Final

AVALIAÇÃO FINAL DO CURSO GESTAR II



Avaliando todo o percurso realizado durante o Gestar II, posso afirmar sem dúvida que o que mais me marcou foi o entrosamento e a troca de experiência de forma prazerosa e harmoniosa com todo o grupo e as atividades dinâmicas propostas por nossa formadora. Embora tivesse sempre muitas atividades a serem desenvolvidas, era com muito prazer que todas as segundas-feiras, lá estava eu novamente, para participar de mais uma etapa do Gestar II, e fazer as apresentações de nossos trabalhos.

Todas as atividades desenvolvidas foram marcantes, pois eram sempre inovadoras, porém a mais marcante, com certeza foi a atividade realizada a partir da palavra EXCLUSIVAMENTE , onde teríamos que criar outras palavras utilizando apenas as letras desta palavra e criarmos uma texto poético com as palavras formadas.

A troca de experiências e de atividades significativas trocadas entre o grupo e a professora formadora deixará saudades, embora tenhamos combinado de continuarmos trocando materiais interessantes através do e-mail criado para o Gestar II.

Os pontos positivos são inúmeros. Primeiramente posso dizer que o Gestar II abriu novos caminhos para uma prática mais dinâmica e significativa do ensino da Língua Portuguesa, através dos materiais e o ensino de novas propostas metodológicas que contribuem para a qualidade do atendimento aos meus alunos, reforçando a competência e a autonomia na minha prática pedagógica.

As práticas aprendidas melhoraram a qualidade do atendimento aos alunos e consequentemente a qualidade da sua aprendizagem, as aulas tornaram-se mais dinâmicas e a aprendizagem mais significativas, pois o aluno ao elaborar seus textos consegue perceber relações entre os novos conteúdos e os conhecimentos previamente construídos por ele.

Pontos Negativos? Não creio que eles foram relevantes para o desenvolvimento do Gestar II, pois a formadora conseguiu sanar as dificuldades encontradas pela falta de alguns recursos audiovisuais, desta forma só posso é parabenizá-la pelo excelente trabalho desenvolvido durante todo o Gestar II.

Posso dizer que através deste curso de formação adquiri uma nova visão sobre o ensino da Língua Portuguesa, passei a reavaliar e redirecionar meus conhecimentos e minha prática, para melhor atingir meus objetivos junto aos meus alunos e consigo identificar mais claramente habilidades ainda não adquiridas pelos alunos e buscar novas metodologias para sanar suas dificuldades.

O curso atingiu minhas expectativas, uma vez que adquiri segurança e confiança no desenvolvimento de atividades inovadoras que visem uma proposta mais dinâmica e prazerosa no ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa e aprimorou a relação professor aluno sob o ponto de vista afetivo e pedagógico, uma vez que todas as atividades são desenvolvidas com o apoio e a participação de todos de forma cooperativa, criando vínculos de confiança com o professor e demais colegas. Os alunos conseguem perceber mais claramente que a professora não está apenas repassando conteúdos, mas juntamente com eles construindo novos conhecimentos, o que faz com que eles tenham mais interesse no desenvolvimento de suas atividades.

Enfim, realmente fico muito grata a todos que participaram de forma direta ou indireta para que esse curso fosse realizado e aprimorando minha área de atuação.


Professora cursista: Maria Inês Pacheco.

Relatório do Avançando na Prática- TP2

Relatório do Avançando na Prática- TP2- p.120.


Recital de Poesias

Escola Municipal Professora Elsir Bernadete Gaya Muller
e
Escola Municipal Professora Rosa Maria Xavier de Araújo


Como os alunos das 7ª, 6ª e 8ª séries gostam de interpretar poemas, fizemos um projeto sobre o mesmo preparando-os para um recital.

Cada aluno fez a escolha de seu poema.

Foi proposta a eles a leitura em voz alta.

Após comecei a prepará-los, pois foi bastante interessante de interpretação, porque deparamos com poemas de várias vozes e tons.

Propus as atividades previstas depois da interpretação do poema, ficando fácil “entrar no clima do texto”.

Oriente-os. Ajude-os a ler, sem uma atitude de impostação, preparando-os para declamação, a encontrar o tom.

Para a surpresa, todos os alunos de 6ª, 7ª e 8ª série das duas escolas, decoraram o poema e declamaram para a classe.

Fizemos a seleção dos alunos que seriam selecionados para o recital de poesias, que seria realizado no E.M. Rosa Maria Xavier, com a participação também dos selecionados da E.M. Elsir Bernadete Gaya Muller.

Para o concurso de declamação nas salas de aulas, foi combinado que os jurados seriam os colegas.

Definimos critérios para avaliações. Assim procedeu-se. Foram escolhidos cinqüenta e um alunos para o recital.

No dia 23/11 aconteceu esse evento. Fizeram-se presentes: representantes da Secretaria Municipal de Educação, alunos de ambas as escolas, polícia militar, membros de igreja, pais, e os cursistas do Gestar II, acompanhados da formadora Eloiza.

Todos participantes se saíram bem. Foi um sucesso.

O júri foi formado pelos Professores cursistas.

Ao término, ficaram três finalistas. Cada um recebeu uma lembrança.

Foi muito produtivo, pois conseguiram passar para a platéia as várias emoções de um texto poético.


Os alunos declamando...



O Grupo!

Décimo Momento

Neste momento aconteceu:

1- Apresentação do Avançando na Prática - TP2.





Os professores apresentando...

(O relatório estará nas próximas postagens...)

***

2- Atividade de auto-avaliação

Foi proposto pro grupo uma avaliação do GestarII Língua Portuguesa.

Eles escreveram e depois apresentaram suas idéias, conclusões, sensações, percepções de tudo vivenciado pelo grupo.

Falas que mais marcaram:

"Troca de experiência; um material muito interessante." Eliane
"Antes e depois do GestarII." Cláudio
"Não trabalhamos mais sozinhos dentro da sala de aula..." Dalva
"As Escolas só ganharam com o GestarII." Dalva
"Para os alunos o GestarII foi um diferencial." Zilda.
"As atividades dos TPs e AAAs mudaram a minha metodologia." Cláudio.

Após esta apresentação, eu tive a comprovação do quanto o GestarII acrescentou e trouxe mudanças significativas nas aulas de Língua Portuguesa das Escolas participantes do Programa! E perceber que o aluno está mais interessado nas atividades; e que ele próprio percebe a diferença entre as aulas antes do GestarII e depois...
Estou muito feliz com o resultado!