sábado, 18 de julho de 2009

Comemoração!

Para comemorarmos a conclusão da nossa primeira etapa de estudos, o nosso grupo ao término do último momento, almoçou junto!






E...
Obrigada aos meus professores cursistas pelos momentos vividos até aqui! Pela paciência e compreensão quanto ao meu "tic" do horário e do "ser metódica"! Eu aprendi muito também com este grupo e repassando os conteúdos do GestarII!
Este grupo é muito especial pra mim.

Que venha a segunda etapa! Estamos preparados!

Décimo Primeiro Momento

Neste momento, cada professor cursista apresentou seu Portifólio. Obtivemos com esta socialização uma reflexão enriquecedora: Não desistir jamais! Pois, tudo é aprendizado em nossas vidas! E fica melhor ainda quando conseguimos vencer mesmo estando numa "tempestade" - falta de tempo...!
E com os Portifólios em mãos percebemos o quanto trabalhamos, nos empenhamos neste período!










Chegamos ao último momento deste semestre!
Ufa...! Primeira etapa vencida com sucesso por este grupo!

Décimo Momento

Este momento foi realizado no laboratório de Informática da Escola Municipal Prof. Elsir Bernadete Gaya Muller.

O nosso grupo tem um e-mail (conjunto e cada um tem sua pastinha) onde disponibilizamos textos, atividades, enfim, arquivos interessantes relacionados ao nosso estudo e trabalho(Língua Portuguesa!)

E por este motivo, tivemos este momento para ter acesso a todo o material já disponibilizado lá! E também, naquele momento, incluir mais e mais informações! Tarefas do Gestar, Avançando na Prática...

Foi uma verdadeira troca de experiências, atividades... Resultados!
Enfim, muito rico! Meus professores cursistas adoraram e já solicitaram um outro momento asssim.






Nono Momento

Após, a apresentação do Avançando na Prática os professores cursistas apresentaram também uma tarefa solicitada na aula anterior. Escrever um texto auto-avaliativo: Eu e o Gestar II até o momento.

Você e o gestar II

O Gestar II é um curso de aperfeiçoamento (construção do conhecimento) e de uma nova prática de ensino que são fundamentais para elaboração do fazer pedagógico.
O curso apresenta um processo evolutivo onde ao desenvolver as atividades obtemos conhecimento total dos conteúdos com práticas que apresentam uma orientação bem planejada e material bem elaborado e de grande valor.
No processo de ensino o Avançando na Prática é surpreendente, pois seguindo as orientações tem resultados extraordinários e trabalhos proveitosos dos alunos.
Temos uma formadora que possui habilidades excedentes que nos enriquecem. Sendo muito metódica não deixa passar um minuto do tempo que não seja aproveitado dentro do tema proposto. Nada que nos impeça de trocarmos experiências. Ela não faz o papel de formadora apenas e sim, de encorajadora para que prossigamos até o término do curso.

Gente
Eloiza
Sabe
Transformar
Aulas do
GESTAR II em verdadeira terapia.
Zilda dos Santos Lira

***

Eu e o Gestar II até o momento

No Gestar II, programa de formação semipresencial orientada, participo como professora de Português, objetivando melhoria do processo ensino aprendizagem.
Sei que durante o curso consegui elevar minha competência e de meus alunos e, conseqüentemente, melhorar a capacidade de compreensão e intervenção sobre a realidade sócio-cultural.
O curso está me proporcionando espaços sistemáticos de reflexão conjunta e de investigação, no contexto escolar, acerca das questões enfrentadas pelo coletivo da escola e compartilhamento experiências e resolução de problemas, como forma de conhecimentos, saberes e competências.
Nos provoca discussões e reflexão sobre os problemas do ensino, articulação com a proposta pedagógica e curricular.
Esta nossa formação, apoiada por cadernos teórico-práticos para estudo autônomo e independente, incluindo nossos encontros semanais para atividades como: troca de experiências, reflexões individuais e em grupos, esclarecimentos de dúvidas e questionamentos, planejamento e elaboração de situações didáticas e análise crítica da prática em sala de aula e de atividades dos alunos.
Nossos trabalhos são coordenados e, muito bem, pela formadora Eloiza, que nos dá todo suporte necessário.
Nos encontros foram proveitosos. Os textos me levaram a construir conhecimentos, são textos que ensinam.
Nossas oficinas são dinâmicas e me motiva a relacionar os aspectos teóricos discutidos na nossa prática cotidiana, na sala de aula e compartilhar com os colegas do grupo. A formadora nos orienta e motiva para nossas leituras dos cadernos de TP, e a cada encontro para o estudo individual, sugerindo a leitura e reflexão sobre pontos que precisam ser aprofundados. A formadora nos dá suporte sócio-emocional para que eu supere momentos de insegurança.
Meus alunos no avançado na prática gostam da metodologia aplicada e os resultados tem sido significantes.
Em suma, concluí que todos os falantes de uma língua aprendem, juntamente com a aquisição das regras gramaticais da língua, e se expressam por meio de diferentes gêneros textuais, antes mesmo de aprendê-los na escola. À escola cabe aproveitar esses conhecimentos intuitivos, sistematizar e tornar consciente do uso dos diferentes gêneros textuais com os quais convivemos.
Aprendi que a minha sala de aula é o espaço privilegiado para a tomada de consciência daquilo que entendemos como trabalho e, também reconhecer como os diferentes usos que fazemos da língua materna, realizam gêneros.
Sueli Couto Fernandes

***

OPINIÃO SOBRE O GESTAR II

Iniciei o curso com muita expectativa, pois, estava sentindo necessidade de um aperfeiçoamento de uma reciclagem. Quanto a mim não tenho dificuldades de estar em sala de aula, na verdade, gosto deste ambiente, seja lecionando ou aprendendo.
Tenho aprendido muito com as aulas, tenho revisto alguns conceitos e métodos, tenho recebido ferramentas que estão me ajudando muito no trabalho, a formadora do curso é muito capacitada, dedicada e tem se empenhado ao máximo para que a turma tenha o melhor aproveitamento do material, que, por sinal, é excelente. A turma não é numerosa, mas é especial, temos nos tornado amigos, temos trocado experiências e opiniões e a cada semana sentimos que nossa amizade tem crescido, a cada encontro subimos um degrau, nossos encontros têm sido de alta qualidade, temos tido momentos de muita descontração e enriquecimento, tenho dito é nossa terapia.
Quanto ao conteúdo, conforme já disse, é excelente, tem me acrescentado muito, as atividades são fáceis e práticas, as tarefas dos Avançando na Prática são sempre recebidas com muito interesse dos alunos onde estão sendo aplicadas. Acredito que o sucesso do curso até o momento tem sido a soma de vários fatores: O material excelente, a turma seleta, o interesse dos cursistas e a capacidade da formadora.
Cláudio Francisco dos Santos.

***
Auto-avaliação

Meu primeiro encontro com o gestar foi em uma reunião entre especialistas professores e direção da escola. Foi ai que surgiu a oportunidade. Mera coincidência? Acho que não!

Língua portuguesa sempre foi foco do meu interesse na escola tive aí a oportunidade de reencontrar e relembrar velhos companheiros de jornada.

Falar de Gestar é sempre entusiasmante. Tenho encontrado nesse percurso algumas dificuldades de tempo e de organização.

Está sendo difícil conciliar trabalho e Gestar, reconheço!

Gostaria de dedicar mais tempo nesse reencontro com o “conhecer” que tem sido tão enriquecedor.

Os conteúdos apresentam-se sempre como uma aula diferente e interessante a nós e aos alunos que são atendidos.

Sinto o Gestar como proposta de renovação, nas aulas e nas nossas vidas. Para mim está sendo um desafio em que tenho tentado me aprimorar a cada encontro;

Futuramente com certeza uma conquista merecida. Por enquanto uma promissora e revigorante caminhada.
Dalva Sagás Medeiros


***

Eu e o Gestar II

Em 2008, quando tive ciência deste curso de formação pela primeira vez, através dos materiais enviados pelo MEC às escolas, fiquei muito entusiasmada e pensei: Que bom! Finalmente um curso de capacitação específico dentro da minha área de formação.
Em abril deste ano, quando nós professores de Língua Portuguesa fomos convocados para uma reunião, na qual seriam repassadas as informações do curso e a apresentação de nossa formadora, fiquei muito empolgada, pois em poucos dias começaria um curso de capacitação, juntamente com colegas de trabalho e profissionais da mesma área de atuação.
No dia vinte e sete de abril iniciamos o Gestar II com a entrea do material e o cronograma do curso. Fiquei feliz com o grupo que havíamos formado, pois compartilharíamos juntos experiências e aprenderíamos novas metodologias e estratégias para aplicarmos em nossa docência.
Dois meses depois do início deste curso e fazendo uma reflexão e avaliação do aprendizado até aqui adquirido, sinto-me cada vez mais confiante, capacitada e feliz com a troca de experiência com o grupo e com a professorea formadora, que tem demonstrado grande empenho, competência e tranquilidade para transmitir seu conhecimento e mediar o aprendizado do grupo, disponibilizando vários materias para seus integrantes.
Enfim, é muito gratificante fazer parte do Gestar II, sei que até o término desta capacitação muito conhecimento e estragégias diversificadas irei adquirir para aperfeiçoar cada vez mais minha prática em sala de aula.

Maria Inês Pacheco.


***


Finalizada esta etapa de Apresentação, continuamos o estudo do TP4.

Nono Momento






Avançando na Prática: TP4, p.97.

"Seguindo os passos sugeridos pelo TP4, trabalhei com turmas de sexta a oitava séries, onde em cada sala foi desenvolvida atividades diferentes.
Os alunos da sexta série fizeram a cópia do poema. Em seguida, ocorreram comentários sobre o texto poético e por final ilustraram cada verso do poema.
Apresentei apenas o título "Cidadezinha Qualquer" e a partir deles os alunos da oitava série formularam hipóteses sobre o que o poeta nos apresenta no texto. Como resultado, produziram textos sobre o título sem mesmo conhecê-lo. Posteriormente, passei a cópia para os mesmos.
A turma da sétima série teve a oportunidade de ouvir a leitura do poema onde imaginaram como seria a cidade de Itabira, um pouco antes de 1930. Foi possível ouvir depoimento sobre a sua cidade e outras que conhecem ou sentem o desejo de conhecer. Trabalhamos a estrutura do texto. Finalizando eles deram sua opinião (gostaram ou não)."
Zilda Santos de Lira

Nono Momento

Neste momento, os professores apresentaram a aplicação e resultados do Avançando na Prática da página 97, do TP4.

Eles apresentando...





Oitavo Momento

Esta aula, teve um momento diferencial! Acredito que por já estarmos vivendo alguns momentos juntos, nosso grupo está cada vez mais entrosado, até unido poderia assim descrever!
E foi por este motivo, que neste oitavo momento, vivenciamos na continuação do estudo do TP4, uma conversa amistosa e muito rica de conhecimento! Pois, trocamos experiências, até desabafos, numa extrema reflexão da Educação nos nossos dias e da importância do nosso comprometimento (como profissionais da Educação)! O não desistir nos problemas cotidianos (que são muitos a cada dia nas nossas realidades escolares!)e assim, seguir em frente, buscando alternativas, soluções para o melhor desempenho das nossas atividades.

Resumo Esquemático




Sétimo Momento

Os professores cursistas apresentaram os textos que foram solicitados na aula anterior:

A publicidade por intermédio da televisão

Sabe-se que a televisão é um dos principais meio de comunicação e com isso as empresas apostam na criatividade das propagandas.
O telespectador tem a oportunidade de optar, criticar e quem sabe consumir o produto dependendo do poder de persuasão do comercial.
A maioria dos publicitários usa recursos atrativos para alcançar seu objetivo. Grandes empresas como a “Apple” evitam que consumidores parem de comprar os produtos no mercado pelo seu poder de persuasão e marketing.
Com isso as empresas apostam em publicidade utilizando a TV como importante aliada na venda de seus produtos.



A TV

Este veículo de comunicação é muito utilizado para entretenimento e fonte de informações. Foi inventada há vários anos e é um dos eletrodomésticos mais consumidos no mercado.
Pode ser encontrado de vários tamanhos (polegadas), marcas e modelos (Plasma, LCD e convencional).



Um sonho de aquisição

Certo dia Fabio caminhava pelo calçadão da Hercílio Luz em Itajaí, pesquisando o preço de TV. Passou em várias lojas, mas o que chamou mais a sua atenção foi um grupo de rapazes que estavam em frente à vitrine vibrando feito loucos. Aquele entusiasmo parecia contagiante, pois as pessoas que passavam pela frente da loja também paravam.
Decidiu parar e ver o que chamava a atenção daquelas pessoas. Ao aproximar-se viu na vitrine uma bela TV de LCD “52” polegadas com imagem de alta definição Full HD e com receptor digital. Ficou maravilhado também com o aparelho, afinal parecia tela de cinema.
Ligou para sua esposa e pediu a ela que desse a TV no dia do seu aniversário. Permaneceu ali por mais alguns minutos para contemplar a bela imagem daquele aparelho e depois voltou para casa, sonhando com o seu presente de aniversário.



TV Nova Geração

Daqui a alguns anos todas as televisões serão de LCD com preços acessíveis ao consumidor.

Eliane Aparecida da Luz Petter.

**

Sou o futuro de muitos


Posso ser frequentada todos os dias. Muitos não podem vir até mim por terem que trabalhar. Sou visitada por muitas crianças, os adultos me comandam. Posso ser particular ou pública. Existem profissionais capacitados. Possuo quadros mais não sou galeria. Estou presente em todo o mundo. Sou fundamental para o futuro de alguém. Aqueles que me conhecem, pela primeira vez, choram muito. Poucos são os que correm por mim alegremente. Algumas pessoas me deixam na metade do ano, outros vão embora ao final do ano e não voltam mais. Pessoas entram forçadas, mas no final saem formadas.


Acompanhando a modernidade


Nos próximos anos será tudo informatizado, quadros substituídos por tela digital. Assentos especiais. Material didático multimídia. Com professores capacitados.


Zilda Santos de Lira.

**

A TELEVISÃO


Nasci a mais ou menos 50 anos, meu pai sonhou comigo, trabalhou tanto, horas a fio, noites sem dormir, dias incansáveis, exaustivos, muitas tentativas, muita frustração, mas sempre com esperança de que um dia iria conseguir. Dito e feito, nasci, cheguei a este mundo, meu pai nem imaginava, eu não imaginava, ninguém imaginava que eu iria crescer tanto, fui e sou objeto do desejo de quase todos: homens, mulheres, crianças, jovens, velhos, todos me querem. Quando estou acordada, você passa horas só me admirando, consigo fazer você sonhar, consigo até fazer você perder a hora dos compromissos, muitas vezes você nem me olha, mas me quer acordada só para ouvir minha voz, é eu sou assim mesmo, tenho esse poder, que fazer? Fui criada para isso, e eu gosto muito, claro. Estou em quase todos os lugares e onde ainda não cheguei estão esperando por mim. Todos me querem, ter-me na sala, no quarto, na cozinha, às vezes até no banheiro, no restaurante, no campo de futebol, no automóvel, no celular, dentro do bolso e da bolsa, quem diria, tanto assédio, está me deixando snob. Já fui negra, valvulada, transistorizada, gordinha, quadrada, até que mudei de cor, ou melhor, me colori, agora posso ser da cor e do tamanho que você quiser, posso ser grande do tamanho de uma parede ou posso caber na palma da tua mão, você pode me carregar nos braços ou precisar de muita ajuda. Hoje, na minha melhor forma, me querem esbelta, magrinha, levinha, de plasma ou digital. Sou amada isso não dá para negar, mas já fui muito odiada, já me chamaram de a caixinha do diabo, o olho que tudo vê, a janela do mundo, objeto de entretenimento ou manipulação de massa, afinal posso ser usada do herói ao bandido, do santo ao profano, do rico ao pobre... Por todos, na verdade sou senhora e serviçal, sirvo para o que você quiser, eu sou uma extensão do que você é, por isso cuidado, sou isso tudo e não sou nada, sou somente uma extensão de você.

A televisão

José trabalhou um mês inteiro, no final do dia, dia de pagamento, desceu correndo as escadas da construção dez andares, nem percebeu a marmita caída atrás do saco de cimento, até esqueceu-se do elevador de carga, jogou somente água no rosto e nos braços, nem percebeu que quando a água secou, estava todo russo de cimento, os cabelos cheio de tinta, correu para estação do trem, naquele dia o trem estava atrasado, ficou agoniado, irritado, desesperado, tinha que chegar antes da loja fechar, enfim apareceu, o tão esperado minhocão, aquele que carrega gente dentro da barriga, tanta gente que dá até indigestão. José tão ansioso que estava não quis esperar o bicho abrir a boca, correu, se pendurou na janela, quando ia entrar, não percebeu o poste, frio, imóvel, escuro, firme que lhe deu uma cacetada, e ele foi parar debaixo do trem. Mais um pingente que virou estatística, deu no noticiário das 8 horas naquela TV que ele ia comprar como não chegou, outro peão a levou para casa.

A televisão

Hoje em dia é difícil, pelo menos nas grandes cidades, encontrar alguma casa que não tenha um aparelho de TV. A TV é objeto do desejo de quase todas as pessoas. Existem os aficcionados pelo aparelho, existem aqueles que só a utilizam de vez em quando, mas é quase uma unanimidade a preferência. A TV ultrapassou a categoria de objeto de lazer, hoje, também é objeto de trabalho, nas mais diferentes modalidades. Este aparelho com uma definição tão complexa, um dia vai existir em numero igual ou maior do que o número de habitantes do planeta.



Televisão – Sistema de comunicação que transmite imagens e sons por meios eletromagnéticos. Emissora que transmite programas por meio desse sistema. Aparelho receptor de imagens e sons televisionados. TV aberta, sistema de transmissão gratuita de programa de televisão, sustentado pelos anunciantes. Conjunto de estações que funcionam neste sistema. TV a cabo, sistema de televisão por assinatura que transmite o sinal através do cabo óptico. TV por assinatura, sistema de transmissão em que o público paga uma assinatura para ter acesso à programação de um conjunto de estações (Mini Dicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa – Caldas Aulete – Editora Nova Fronteira).

Televisão aparelho eletrônico, objeto do desejo de quase todas as pessoas, aparelho popular porque quase todos podem possuir, aparelho democrático porque agrada a todos os gostos e todas as classes sociais.


A televisão

Televisão até o ano 2020 vai existir pelo menos uma televisão para cada habitante do planeta.

Cláudio Francisco dos Santos

***

Anoiteceu

Nuvens ligeiras atravessam o céu azul, e nas ruas, pessoas distraídas atrapalham o trânsito lento. O relógio da praça corrigi o horário da volta. E numeram-se destinos na correria da chegada. Pássaros ligeiros atravessam o espaço e posam nas poucas árvores que ainda fazem verde o parque. São 19horas. Anoiteceu!


Meio Ambiente

A cada novas pesquisas ficam evidentes o crescimento das áreas brasileiras devastadas pelas queimadas. Tentativas de contê-las têm sido em vão. É alarmante as previsões futuras sobre as consequências deste desatino humano.


Ambiente Perfeito

Habitamos num imenso planeta: a Terra, morada de todos os seres vivos do passado, presente e futuro. Terra abençoada por Deus, de temperatura agradável e propícia a perpetuação de todas as espécies aqui presentes: árvores, pássaros, borboletas, mariposas, esquilos, raposas, tatus, lebres, macacos e toda espécie de primatas. Nos rios e mares, peixes, golfinhos, tartarugas, baleias, algas, recifes ecorais, enfim, espécies diversas, animais e vegetais e a nossa própria espécie.(...)

Maria Inês Pacheco e Dalva Sagás Medeiros.

**


Após a apresentação dos textos, estudamos o TP4, unidade 13.

Foi solicitado, como atividade, que os professores cursistas, em dupla, elaborassem um Resumo Esquemático das unidades 13 e 14 do TP4.

Intervalo

Nossos intervalos são tão proveitos também, que não resisti e registrei um destes momentos de trocas de experiências, desabafos... de "construção" de Boas amizades!!



Continuação do Sexto Momento

Após as apresentações do Avançando na Prática, reexpliquei os conteúdos de: descrição, narração, dissertação e os tipos: injutivo e preditivo.E com isso, solicitei aos meus professores cursitas que se dividissem em grupos, para assim, escrever um texto para cada tipo com o mesmo tema, só predominando mais cada tipo estudado.
Um detalhe importante era que deveria ser um mesmo tema para todas as opções, ficando a critério de cada grupo escolher o seu.







Olha eles "trabalhando"... concentrados!

Sexto Momento

Neste momento, os professores apresentaram a aplicação e resultados do Avançando na Prática da página 109, do TP3.







"Sabemos que definimos os tipos textuais pela forma em que as informações são organizadas. As estruturas linguísticas trabalhadas servem de pistas para a construção da significação textual. Desta forma passei as informações à classe, falando das sequências descritivas.
Os alunos ficaram atentos às informações. Após dividi a sala em dois grupos, e segui todos os itens expostos no Avançando na Prática, p.109, TP3.
Fim com que o maior número possível passasse pela atividade de descrever. Todos estavam em espírito de competição. Findo o jogo, propus que cada aluno escrevesse um texto descritivo de um objeto de grande valor pessoal.
O desafio será dar o maior número de informações, porém, só indentificá-lo na última linha.
Fizemos uma rodada de leitura em voz alta; todo queriam ler. Estimulei a participação de todos, com comentários e opiniões sobre clareza, objetividade , etc. O trabalho foi produtivo. Enfim, os alunos perceberam que o tipo descritivo enumera aspectos físicos ou pscicológicos, em simultaneidade."
Sueli Couto Fernandes

***

Quinto Momento

Neste momento, foi exposto:
* o dia e a estrutura da entrega do Pré-projeto. (Guia Geral p. 51;

* a estrutura do Portifólio dos nossos professores cursistas.

Estudamos o TP3, unidade 11. Lemos textos e respondemos algumas questões em conjunto.

Poesia Concreta




Cláudio, Maria Inês e Zilda.

**

AFIANDO A LÍNGUA



Corte, Recorte;

Recorde, Relembre;

Entre Lençóis ou Almofadas

Na Rua ou na Estrada...

Por longo Tempo, Tempo Restrito... Sucinto!



Jogue o laço, Abrace.

Depois ou Já.

Na chuva ou no Telhado,

Está Quente está Gelado.

Desvairado!

Turbilhão de Emoções.



Entre uma Folha e Outra...

Se envaideça, Fortaleça,

Encante-se, Encontre-se... Enlouqueça!!!

Eliane, Sueli e Dalva.

Anúncio



Sueli, Dalva e Eliane.

**
Você pode usar a Língua pra várias coisas


BEIJAR

XINGAR

DEBOCHAR

COLAR

LIMPAR

SABOREAR

ATÉ FALAR











Quem diria tanta utilidade para um órgão tão pequeno.



Saber usá-la fica bem em qualquer situação.



Você até vive sem, mas com ela é muito melhor.

Cláudio, Maria Inês e Zilda.

Manual de Instrução

Foi solicitado que os professores cursistas escrevessem: um Manual de Instrução,um anúncio e uma poesia concreta com os temas: Educação e Língua Portuguesa.

Abaixo estão os Manuais de Instrução:





Dalva, Eliane e Sueli.
**




"LÍNGUA PORTUGUESA – MANUAL DE INSTRUÇÃO

PARA O SEU BOM USO

COMO SE COMUNICAR COM CLAREZA



· Estude e utilize corretamente as 10 classes gramaticais.

· Seja coerente com as idéias a ser transmitidas.

· Conheça e utilize corretamente os casos de concordância nominal e verbal.

· Use o vocabulário de acordo com o contexto social do seu interlocutor.

· Não faça uso de pleonasmo, redundância ou expressões clichês tanto na língua falada como na língua escrita.

· Conheça algumas das palavras e expressões regionalistas brasileiras.

· Conheça o conceito e os tópicos da semântica.

COMO AUMENTAR SUA ERUDIÇÃO

· Consulte o dicionário em casos d palavras cujo significado e grafia desconheça.

· Leia os principais clássicos da literatura brasileira.

· Faça resumos ou resenhas dos livros lidos.

· Adquira o hábito da escrita constante: escrever se aprende escrevendo.

· Intere-se do novo acordo ortográfico.

COMO AMPLIAR SEU REPERTÓRIO DE LEITURA

· Conheça e saiba diferenciar os diversos gêneros e tipos textuais.

· Adquira o hábito da leitura de informações vinculadas na mídia.

IMPORTANTE

· ESTA LÍNGUA PODE APRESENTAR DIVERSAS VARIAÇÕES DEPENDENDO DA REGIÃO, DO PAÍS E DA CULTURA NELA INSERIDA." Cláudio, Maria Inês e Zilda

***

Quarto Momento

Neste momento, os professores apresentaram a aplicação e resultados do Avançando na Prática da página 74, do TP3.





"No período de 04/05 a 08/05 apliquei em minhas salas de aula as atividades propostas pelo grupo de cursistas onde foi proposto no Avançando na Prática da página 74 do livro TP3, a letra musicada escolhida por mim foi "Cidadão" de Zé Ramalho na composição de Lúcio Barbosa.
A letra foi apresentada por escrito e acompanhado no CD onde cantamos juntos. Percebi que foi considerada atraente para a idade deles.
Fizemos uma interpretação do texto, em termos de tema "O sistema Capitalista, autor/leitor e ouvinte". Observamos forma de expressão, aspectos na construção dos sentidos e porque gostaram da canção.
Dividimos as salas em equipes, digo, porque foi desenvolvido em duas oitavas séries de escolas diferentes e realidades diferentes.
Foi provocada entre os grupos uma reflexão sobre a compatibilidade entre oralidade e escrita e o fato de que alguns gêneros podem ser realizados pelas duas modalidades enquanto outros só ocorrem por escrito, ou oralmente.
Identificamos quem era o autor e os ouvintes/leitores que a canção se destinava. Concluímos que apesar realmente de todas as possibilidades de variação, o texto literário se caracteriza pela exploração de imagens que as palavras podem criar e pela finalidade de proporcionar prazer aos leitores ou ouvintes.
Como as realidades entre as escolas em termos de descriminação social são grandes, uma sentiu-se acanhada para falar, a outra porém, teve mais facilidade e abertura para expor.
Após, os grupos apresentaram o resultado dos trabalhos. Cada equipe com uma metodologia diferente. Uns através de gibis, outros paródias, outros de teatro, outros cantando e tocando a própria canção apresentada.
Os alunos se portaram como verdadeiros cidadãos conscientes da realidade pela qual a sociedade está passando quanto a situação do preconceito social.
Foi muito importante trabalhar o texto explorando nas suas significações e na sua sonoridade." Sueli Couto Fernandes